segunda-feira, 30 de março de 2009

dica-de-vinho

Como escolher um bom vinho?É a pergunta que se faz a si mesmo quando surge a ocasião de oferecer um jantar ou um almoço para os amigos ou parentes, então vem a dúvida de qual vinho escolher?
Apesar de não ser tão fácil escolher um bom vinho, também não nenhum bicho de sete cabeças.
Muitas pessoas têm a falsa idéia de que vinhos envelhecidos são os melhores, mas nem sempre isso é verdadeiro, já que há de se considerar que a safra tem um tempo certo para ser bebido, além de que o armazenamento que é essencial na maioria destes casos.
Você pode muito bem comprar um bom produto que seja acessível financeiramente e sem ter muito conhecimento. Há vários vinhos bons e baratos.
Ah, “Não sei dizer se este vinho é bom, pois não entendo nada de vinho”, é uma frase bem comum, porém por mais inexperiente que você seja, basta colocar uma taça de um bom vinho e uma de um ruim que você saberá qual é o melhor.
Vamos então as dicas para escolher um bom vinho:
1 - O preço pode ser um indicador da qualidade do vinho, você não precisa comprar o vinho mais caro, mas também não vai comprar o mais barato, principalmente em supermercados onde há produtos de boa e os de péssima qualidade, como feijão tipo A, B, C etc.
2 - Observe o líquido sob a luz, se o vinho branco estiver amarelado e o tinto muito acastanhado pode ser que esteja oxidado, uma característica de alteração pelo contato do líquido com o ar. Para reduzir a chance de comprar vinho oxidado, escolha locais com boa rotatividade de estoque.
3 - Compre vinho com menos de 4 anos, principalmente os brancos.
4 - Normalmente nos contra-rótulos das garrafas há sugestões dos pratos a serem servidos de acordo com sua característica. Uma norma usual recomenda os brancos para peixes, os tintos para carnes e os vinhos doces para sobremesas.
5 - Quando não conhecer a marca e o tipo, só compre uma garrafa, se aprovado você pode comprar mais, se não aprovado você não fica com um produto que não quer.
6 - Faça uma lista dos nomes dos que você gostou e também dos que não lhe agradaram para serem evitados. Imagine que um dia terá a tarefa de escolher um no restaurante, é só ler a carta que você lembrará dos que mais gosta.
7 - Dica dos amigos, ou matérias especializadas que existem em revistas, jornais e na própria Internet.
8 - Seja curioso, leia sobre o assunto, os tipos e uvas usadas etc. Quando mais você se informar, mais fácil vai ser para você escolher.
9 - Opte por comprar vinho em locais especializados, lá você poderá obter uma orientação muito melhor do que qualquer outro lugar.
10 - Participar de cursos de degustação, ou mesmo montar com amigos grupos de degustação, para experimentar vários vinhos, cotejando- os lado a lado.
11 - Não beba por beber, preste atenção nos mínimos detalhes, o aroma, a cor, o paladar, à medida que se bebe mais, e mais e se presta atenção, mais se consegue identificar a riqueza das sutis gamas de sabores e aromas de cada bebida. Para que serve isso? Apenas para uma coisa: amplificar o prazer. Para chegar a esse ponto, o melhor caminho é a prática.
12 - Experimentar. Você pode não saber como escolher o melhor vinho hoje, nem amanhã, mas a medida que você vai degustando e apreciando esta bebida tão especial, vai aprendendo, aos poucos, escolher o de seu gosto, e neste caso, só sua experiência pessoal irá lhe ajudar obter a bebida de sua preferência. É seu paladar, seu gosto, que dirá aquilo que o agrada, o tipo de vinho que prefere.
Isso não quer dizer que, uma vez experimentado um vinho que agrada, o bebedor vá ficar a vida inteira amarrado nele. A oferta hoje é tão variada que dificilmente alguém gosta somente de um tipo de vinho - a tendência é termos várias preferências.
No fritar dos ovos, o que é mais importante na escolha de um bom vinho é seu gosto.
Tim, tim e saúde!

3 comentários:

  1. Parabens pelo blog muito bacana as dicas,vao ser muito uteis, estou entrando no mundo dos vinhos recentemente, estou me dedicando lendo livros e blogs,para aumentar meu conhecimento sobre o assunto,e tbm degustando mais vinhos, gostaria de pedir se possivel posta-se uma dica com alguns vinho bons eté R$30,00, pois minha dificuldade eh achar vinhos bons,para começar a ir para os mais caros depois, desde ja agradeço...
    Zeck,Registro-SP

    ResponderExcluir
  2. Oba! Tá aqui um bom blog... Assunto interessante, com uma linguagem prática. Parabéns por este blog, e continue a socializar as pessoas. Sim! o ato de tomar bons vinhos, vazem com q as pessoas se relacionem com pessoas de bom porte e qm sabe apreciar um bom vinho, sabe apreciar uma boa amizade!!!

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Muito legal mesmo!!! Pode psotar mais e mais que já adicionei este blog aos meus favoritos!!! Gostaria de debater mais sobre o assunto "vinho x prato". Até a próxima!

    ResponderExcluir